"Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente". (INF-FNI, 1974)




O NATURISMO

Qual a definição de Naturismo?

Família Naturista em Abricó - RJ

   A definição literal da palavra "naturismo" foi dada pela Federação Internacional de Naturismo, em 1974, e representa "um estilo de vida em harmonia com a natureza, expressa através da nudez social, caracterizado pela auto-estima de pessoas com diferentes opiniões e do meio ambiente ".

   O Naturismo é uma forma de vida em harmonia com a natureza, caracterizada pela prática da nudez colectiva, no propósito de favorecer o respeito por si mesmo, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

   O naturismo promove a aceitação do corpo tal como ele é, aceitando a forma física sem recorrer a modelos ideais e compreendendo o que o tempo escreve no corpo ao longo da vida.

   De uma forma simplista o naturismo é a prática da nudez num ambiente social pois a nudez quebra barreiras e cria uma verdadeira unidade entre as pessoas. Nunca estamos mais autêntico, mais verdadeiro e mais conectados uns aos outros do que quando estamos nus. A nudez é linda, é positiva, ela é fisicamente e mentalmente libertadora, simplesmente, se faz sentir bem, e é para todos.



Por que praticar o Naturismo?

Meditação na praia
   Por várias razões de saúde, por bem estar pessoal, pró-ambiente, auto-aceitação da imagem corporal, etc. Conheça alguns benefícios da nudez:
  • É saudável, pois o sol em doses moderadas alivia-nos do stress e fornece-nos vitamina D.
  • A nudez nos ajuda a sermos mais abertos e nos aceitarmos como somos, sem nos sentirmos inferiores aos supermodelos que vimos nos anúncios da TV. Faz-nos uma pessoa mais forte e mais confiante.
  • Todos são aceites tal como são, quer sejam gordos, magros, tenham alguma deficiência, o cabelo roxo, uma tatuagem, um piercing... todos são diferentes e todos são aceitos.
  • E ainda...É barato!



O quê esperar de um Grupo Naturista?

Florida Young Naturists

   Os naturistas são pessoas tolerantes e compreendem que por vezes não é fácil quebrar hábitos. Nos espaços naturistas existem regras próprias, mas que, geralmente, dão aos principiantes a liberdade para só se despirem quando estiverem confortáveis. Não é preciso ter um corpo perfeito para ter uma vida de sucesso e felicidade e, muito menos, para aderir ao naturismo. Além de que o conceito de corpo perfeito é debatível e é propagado somente por aqueles que usam do corpo como mercadoria.


   Os naturistas aceitam o seu corpo tal como ele é, não julgando ninguém pela aparência física.

   Ao visitar um ambiente naturista você vai encontrar todo o tipo de corpos, de todas as formas, cores, tamanhos e idades.

   O ambiente naturista nada tem de apelação sexual. Mas, nas primeiras vezes, é provável que você fique nervoso por conta desse fator. No caso, aos homens iniciantes: se ficar exitado deve usar o bom senso, vestir alguma roupa, virar-se para baixo, tomar um banho frio e acima de tudo ser discreto. Sendo um fenômeno natural é uma das realidades do corpo com que todos devem conviver saudavelmente. No caso de uma mulher menstruada, se for confortável para ela a melhor solução é usar um tampão. Se tiver que usar um absorvente normal dever usar  a parte de baixo do biquini. Os outros não se incomodarão se isto for feito de forma natural e apenas durante os alguns períodos.

 

Como as pessoas costumam reagir ao Naturismo?

Adão e Eva de Albrecht Dürer 1507

   As construções internas do indivíduo e as sociais podem influenciar as diversas reações à nudez social. Por isso muitos tendem a ficar apreensivos, com medo e/ou envergonhada, mas após a convivência em um ambiente saudável e harmonioso tais sentimentos deixam de existir. Todos tem sua primeira vez e é bom que ela seja por desejo próprio. 

Onde praticar?

   Indicamos que você pesquise as diversas pousadas, grupos, praias e clubes naturistas brasileiros através do site da Federação Brasileira de Naturismo. Clique Aqui e descubra o mais próximo a você!

Está esperando o que para ser um jovem naturista???


Ingresse de vez nessa prática e experimente a liberdade
de estar nu sem tabus.